De 25 de março a 25 de junho de 2023
Centro de Arte e Cultura, Piso 2
De terça-feira a domingo, 10h00-13h00 / 14h00-18h00
Entrada livre
Projeto agregador de um conjunto de atividades com a comunidade jovem de Évora, modelado na participação, na mediação e na criação e exibição de trabalhos em estreita relação com os públicos. Tem como intenção criar espaços de reflexão crítica e criativa junto da comunidade jovem, ampliando as vozes destes públicos dentro das instituições culturais.
O projeto, realizado em parceria com a Escola Secundária Gabriel Pereira e a Escola Secundária Severim de Faria, está organizado em três eixos de trabalho e uma exposição final.
1. Assembleias
Novembro/dezembro 2022 | Com Maria Gil, atriz e professora
A partir da identificação de problemas/inquietações e do slogan ‘O pessoal é político’, foram já realizadas seis assembleias participativas que, através de dinâmicas colaborativas, possibilitaram a criação de fóruns de reflexão e debate.
2. Acontecimento-treino: Coexistências mínimas | workshop Ut(er)opias
Janeiro 2023 | Com Samuel Silva, artista e professor
Realização de três workshops que exploraram a relação dos jovens com a produção artística contemporânea e os desafios que esta lhes coloca. Através da dinamização de ferramentas-jogo, os jovens (com recurso à sua linguagem simbólica e munidos de alguns materiais disponibilizados) representaram plasticamente percursos de vida, memórias e recordações significativas.
O resultado do exercício, em relação com as pinturas de Jorge Martins na exposição Topomorphias, foi o mote para uma conversa-debate com o grupo.
3. Assembleia final | Artistas-Criadores
Fevereiro 2023 | Com Rosinda Costa, atriz
Realização de uma sessão de trabalho com as três turmas que integram o projeto, que visa criar um momento de trabalho partilhado em torno das principais temáticas suscitadas pelos diferentes grupos ao longo do projeto. No final da sessão, pretende-se mapear, agrupar e selecionar as principais áreas de trabalho de interesse dos jovens, que serão exploradas plasticamente em contexto expositivo.
4. Exposição
Realização de uma exposição, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, que agrega as produções e propostas dos jovens, em colaboração com os professores e com a equipa da Fundação Eugénio de Almeida.
Trabalhos de Afonso Carvalho, Aisha Pina, Alice Cavaco, Alice Serrano, Amélia Soares, Ana Inês Roque, António Dias, António Morais, Beatriz Pataquinho, Benedita Almeida, Carolina Menezes, Carolina Pelado, Carolina Reis, Carolina Rodrigues, Catarina Paias, Daniel Tirapicos, Daniela Carapinha, Débora Arrifes, Diana Brito, Diana Mira, Eva Janeirinho, Gabriel Magalhães, Guilherme Monginho, Guilherme Prates, Henrique Tavares, Iara Grenha, Inês Ferreira, Inês Malaca, Inês Silva, Irina Vicente, Joana Almeida, Laura Falcão, Laura Gonçalves, Leonor Pereira, Leonor Pinto, Leonor Ribeiro, Luana Ferreira, Luís Alves, Margarida Alves, Margarida Bernardino, Margarida Fonseca, Margarida Queiroga, Maria Alves, Maria Beatriz Inverno, Maria Benedita Cabral, Maria Clara Murteira, Maria Leonor Maximino, Maria Remédios, Mariana Gonçalves, Mariana Passos, Mariana Peças, Mariana Pessoa, Miguel Caeiro, Pedro Dias, Pedro Fialho, Pedro Penado, Rafael Teixeira, Rafaela Colaço, Rafaela Tendeiro, Raquel Ferrão, Rita Grilo, Rodrigo Pequito, Soraia Mestre, Tobias Rodrigues, Tomás Lavouras, Vasco Arranja
Coordenação de Ana Teresa Fialho, Cristina Brejo, Leonor Serpa Branco, Ilda Ambrósio, Maria Gil, Maria João Machado, Rosinda Costa, Samuel Silva