Escola Digital – Informações

O Programa “Escola Digital”, promovido pelo Ministério da Educação e gerido pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC), assenta em medidas de ação:

– acesso a equipamentos digitais

– conectividade à internet gratuita

– formação e acesso a recursos digitais

Objetivo é garantir o acesso dos alunos a equipamentos informáticos com ligação à internet e recursos pedagógicos digitais.

O Kit Digital comtempla os seguintes equipamentos:

  • kit de computador – computador portátil, auscultador com microfone (headset) e uma mochila.
  • kit de conetividade – hotspot (router) e um cartão SIM de dados, uso exclusivamente em contexto educativo e de modo responsável. É disponibilizado um pacote de 12GB de dados por mês. Se acabar o plafond, há a possibilidade de reforço com carregamentos adicionais através das caixas Multibanco, da responsabilidade do Encarregado Educação, que assume a despesa.

A entrega destes equipamentos aos alunos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Portanto, o aluno é livre para usar o equipamento para estudar, fazer trabalhos, pesquisar, comunicar com os colegas e professores, desenvolver as suas aprendizagens.

Cada Encarregado de Educação toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” dos equipamentos, no ato de levantamento que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado.

  • Possibilidade de utilização de um conjunto de equipamentos de forma gratuita
  • Utilização de internet móvel gratuita (usada responsavelmente)
  • Potenciar as aprendizagens dos alunos, correspondendo às solicitações dos professores e da escola
  • Preparação para o futuro da Escola (por exemplo, desmaterialização dos manuais escolares, realização de avaliação em modo digital,…)
  • Capacitar o aluno para a literacia digital

Os equipamentos têm que ser devolvidos:

  • na data de conclusão do primeiro ciclo do ensino básico, ou na data de conclusão do terceiro ciclo do ensino básico,
  • na situação de transferência para outro Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada.
  • zelar pela conservação dos equipamentos
  • restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado
  • suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso.
  • informar sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo
  • apresentar queixa na GNR se o equipamento for furtado e entregar comprovativo na escola
  • não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola.
  • não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.

A partir do Android 11, algumas marcas que utilizam o Android puro podem apresentar limitações na gestão de certificados para redes Wi-Fi. Nestes casos, será necessário instalar manualmente o certificado e configurar o domínio durante a autenticação na rede Minedu.

Passos para Configuração

1. Download do Certificado

Faça o download do certificado cacert.der da escola que pretende [Em baixo] para o seu dispositivo Android (versão 11 ou superior).

2. Instalação do Certificado

  1. No seu dispositivo Android, siga os passos abaixo (pode variar):
    • Definições → Segurança → Definições avançadas → Encriptação e credenciais → Instalar um certificado → Certificado de Wi-Fi.
  2. Escolha o certificado baixado e atribua-lhe um nome (exemplo: “minedu SF ou minedu SC”).
  3. Confirme a instalação do certificado quando aparecer a mensagem de sucesso.

3. Conexão à Rede Minedu

  1. Conecte-se à rede Minedu e configure os seguintes campos:

    • Método EAP: PEAP
    • Autenticação da fase 2: MSCHAPV2
    • Certificado CA: Escolha o certificado instalado (exemplo: “minedu SF”).
    • Estado do certificado online: Não validar
    • Domínio: E705209-B1EB1@escola705209.pt (respeite maiúsculas e minúsculas)
    • Identidade: (insira seu nome de utilizador)
    • Identidade anónima: (insira o nome de utilizador ou deixe em branco)
    • Palavra-passe: (insira a sua senha).
  2. Clique em Ligar para conectar à rede.

4. Suporte Técnico

Caso enfrente problemas durante a configuração, entre em contacto com a Apoio Informático (apoioinformatico@aeseverim.pt

CERTIFICADO – cacert.der SF

Nos computadores Insys Tipo II, o modem de internet está incorporado no equipamento. Assim, se o computador atribuido for desta marca e modelo, será necessário configurar o APN (Nome do Ponto de Acesso) para estabelecer a ligação à internet.

Como adicionar/configurar o APN

  1. Aceda a: Definições > Rede e Internet > Telemóvel > Opções Avançadas.
  2. Selecione Configurar o perfil APN e clique em Adicionar um APN.
  3. Preencha os seguintes dados conforme o cartão SIM da operadora:
1. Cartão SIM Vodafone
  • Nome do Perfil: Vodafone
  • APN: ensino.vodafone.pt
  • Utilizador: 
  • Palavra-passe: 
  • Ative a opção “Aplicar este perfil” e guarde.
  • Poderá ser necessário reiniciar o computador.
2. Cartão SIM NOS
  • Nome do Perfil: NOS
  • APN: mineducacao
  • Ative a opção “Aplicar este perfil” e guarde.
  • Poderá ser necessário reiniciar o computador.
3. Cartão SIM MEO
  • Nome do Perfil: escolha o APN MEOse disponível
  • APN: (escolha o APN correto, se disponível)
  • Ative a opção “Aplicar este perfil” e guarde.
  • Poderá ser necessário reiniciar o computador.

Ativar ou desativar os dados móveis

Para ligar ou desligar o acesso à internet através dos dados móveis, clique no botão “Rede móvel” na lista de redes disponíveis.

Poderá ser necessário  configurar o APN (Nome do Ponto de Acesso) no Hotspot, para permitir o acesso à internet móvel.

Passos para a configuração:

  1. Preparação:

    • Abrir o hotspot, retirar a bateria e verificar a palavra-passe de acesso à internet fornecida pelo equipamento.
  2. Ligação ao Hotspot:

    • Conectar o hotspot ao computador via Wi-Fi ou cabo USB.
    • Abrir um navegador de internet (Chrome ou outro).
    • Inserir o endereço 192.168.1.1 (ou outro que esteja no hotspot)  ou mobile.router/ na barra de endereços.
    • Aceder ao separador “Configuração de rede”.
    • Fazer login com as credenciais:
      • Utilizador: admin  (Exemplo para o ThingsMatrix )
      • Senha: admin  (Exemplo para o ThingsMatrix )
  3. Configuração do APN conforme o operador do cartão SIM inserido:

    • MEO: Selecionar o perfil “MEO” e clicar em Aplicar.
    • NOS: Selecionar o perfil “APN1”, inserir mineducacao no campo APN e clicar em Aplicar.
    • Vodafone: Selecionar o perfil “APN2”, inserir ensino.vodafone.pt no campo APN e clicar em Aplicar.

Após estas configurações, o hotspot deverá permitir o acesso à internet.
Para mais informações ou problemas técnicos, envie-nos um e-mail.

Manual de configuração – com imagens:Manual ThingsMatrix – 3 redes

 

O CUCo é um sistema de segurança instalado nos computadores do programa Escola Digital para evitar roubos e usos indevidos. Se o computador ficar muito tempo sem ligação à internet ou houver alterações no sistema, pode bloquear e exigir um código de desbloqueio. O desbloqueio é feito através do site de suporte, inserindo o número de série do dispositivo. Para evitar bloqueios, é importante manter o computador atualizado e ligado à internet regularmente.
 
Para desbloquear deverá seguir os passos do seguinte vídeo: https://youtu.be/Scnf2KZ65xE
  

Por escrito o que encontra no vídeo:

PASSO1:

  1. Precisa de outro Computador, Tablet ou Smartphone para entrar neste site: https://cuco.inforlandia.pt/ucode/
  2. Preencher os campos: “Nº de série do equipamento” (ATENÇÃO: O “Nº de Série do equipamento” está na etiqueta por baixo do computador. (Não usar “Machine Serial Number” fornecido no ecrã do computador bloqueado) ”Certified Time” e “Usage Counter” fornecidos no ecrã do computador. Tem ainda de fazer a conta que ele pede.
  3. Clicar no botão “Mostrar código” e o código é mostrado em baixo
  4. Colocar o código mostrado, no computador bloqueado.

PASSO2:

Depois de reiniciar e entrar no windows, para que ele não volte a bloquear, será necessário fazer uma pequena atualização no windows:

  1. Ir a este site e fazer o download do ficheiro; https://cuco.inforlandia.pt/updates/ (Clicar em DESCARREGAR.
  2. Clicar no ficheiro e fazer “executar”. Pode ser necessário executar como administrador (clicar com o botão direito e escolher “executar como administrador”).

Se está a ter problemas de ligação à internet no computador do programa Escola Digital, existem alguns passos simples que pode seguir para resolver a situação.

1. Verificar a Data e Hora do Equipamento

  • Certifique-se de que a data e hora do computador estão corretas.
  • Se estiverem desatualizadas, a ligação à internet pode não funcionar corretamente.

2.  Sistema Umbrella

  • Faça download do ficheiro
  • Grave numa Pen USB
  • Corra o programa no  Computador bloqueado a partir da Pen USB

👉Ferramenta de Desativação do Umbrella

3. Reiniciar o Equipamento

  • Caso a internet continue sem funcionar, reinicie o computador e volte a testar a ligação.

4. Corrigir as Definições de DNS

Caso continue a não funcionar, pode ser necessário corrigir o DNS.

🔹Se conseguir utilizar outro equipamento para descarregar um ficheiro:

  1. Baixe este ficheiro num outro dispositivo:
    👉 DNSAutomatico_cmd.bat
  2. Transfira o ficheiro para o computador com problemas (pode usar uma pen drive).
  3. Abra o ficheiro no computador afetado.
  4. Após a execução, teste novamente a ligação à internet.

🔹 Se não puder descarregar o ficheiro noutro equipamento, siga estes passos manualmente:

    1. Na barra de pesquisa do Windows, escreva CMD.
    2. Irá aparecer a aplicação “Linha de Comandos”.
    3. Clique com o botão direito do rato sobre a aplicação e selecione “Executar como Administrador”.
    4. Na janela que se abre (fundo preto), escreva exatamente o seguinte comando:
netsh interface ip set dns name="Wi-Fi" source=dhcp

          5. Pressione a tecla ENTER e aguarde alguns segundos.

 

Após seguir estes passos, a ligação à internet deverá estar a funcionar corretamente. 🚀

Caso o problema persista, envie-nos um e-mail.

 

Vídeos e Manuais de Ajuda