No dia 10 de dezembro, em comemoração aos 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a turma do 7ºA da escola Básica de Santa Clara realizou uma atividade especial voltada para a promoção da paz. Os alunos redigiram um manifesto com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância do respeito aos direitos humanos e a busca pela paz mundial.
O manifesto, escrito pelos alunos do 7º A e ilustrado pelas alunas Fátima Patalona, do 9ºB, e Maria Dinis Mendes, do 8ºB, foi assinado por muitos estudantes, demonstrando o compromisso coletivo com essa causa. Esta iniciativa resultou do trabalho articulado entre a disciplina de Educação para a Cidadania e a Biblioteca Escolar. No evento, o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal foi convidado a receber o manifesto, o que ocorreu com grande emoção.
Durante a entrega, o Vice-Presidente mostrou-se sensibilizado com o apelo dos alunos e, como gesto simbólico, prometeu levar o manifesto até o Japão, mais especificamente à cidade de Hiroshima. Esse local é sede de uma organização japonesa que luta contra a produção e o uso de armas nucleares, além de ser onde foi concedido o Prêmio Nobel da Paz a essa mesma organização.
A ação marcou um importante momento de reflexão sobre a paz, direitos humanos e a responsabilidade de cada um na construção de um mundo mais justo e pacífico.