No passado dia 25 de maio, na Escola Severim de Faria, tiveram lugar várias iniciativas desenvolvidas no âmbito do Projeto “Eco-Escolas“, ao qual esta instituição é candidata e que foram cuidadosamente planeadas e cuidadas, pelos professores e alunos envolvidos, ao longo de todo o ano letivo.

As dinâmicas previstas, que culminaram numa manhã muito especial, envolveram várias turmas e tiveram a colaboração preciosa da Câmara Municipal de Évora, da Gesamb, do Canil Municipal, do Auchan e todo o apoio da Direção da escola.

No evento também esteve presente a Representante das mães e pais dos alunos, que corroborou a excelência da organização e a pertinência e eficácia dos aspetos considerados.

As metas foram, na sua maioria, alcançadas, muito também devido à lucidez e capacidade operativa dos docentes responsáveis pelo projeto e da dedicação dos discentes.

Depois de três reuniões, muito empenho e boa vontade das professoras, professores e alunos, bem como dos demais intervenientes, foi notório o fruto de todo esse envolvimento, numa manhã que certamente ficará na memória de todos os que puderam participar.  Uma manhã rica, criativa, numa educação que se quer responsável, pró-ativa, humanista, integral e profícua.

Passando pelos jogos tradicionais, como o pião, as andas, a corda, observando, orgulhosa e comovidamente os ninhos colocados nas árvores, atentando na poupança de água e luz no recinto escolar, surpreendendo-nos com as capacidades inovadoras do bebedouro eletrónico. Deliciando-nos com as sementeiras que resistiram, erguidas, colorando com o esforço dos jardineiros amadores que as quiseram ver florescer, nos criativos vasos improvisados pela arte e perícia da professora Ana. Admirando o lindo e sentido mural, conseguido com o engenho e empenho de todos, alusivo a tão nobre trabalho, elaborado pelos alunos e com frases tão significativas.

Gentilmente conduzida pela professora Carmen, pude observar a exposição dos alunos, alusiva ao tema, composta por delicados e harmoniosos trabalhos, onde o esmero era evidente. Fiquei maravilhada com os cuidadosos detalhes e assombrada com algumas informações fornecidas, nomeadamente a da quantidade de água que se gasta apenas por produzir uma camisa, algo que deveríamos ter em consideração.

E, por fim, o lanchinho tão carinhosamente preparado, com a fresca limonada a combinar com o verde recém plantado!

E a ternura dos cães, o sénior e os três adultos, que puderam usufruir do carinho e atenção dos jovens, num amor recíproco inequívoco e tão precioso.

A informação de que, atualmente, existem oitenta cães num espaço concebido para trinta e a esperança de melhores condições de vida para todos, com a bênção deste dia.

Esperamos, alunos, professores e pais, que este seja um primeiro passo de um projeto tão louvável e importante para todos nós e para o planeta.

Um louvor a toda a equipa, com votos de reconhecimento pelo vosso empenho e dedicação à causa.

 

Fátima, Representante das Mães e Pais

 

Página Oficial da escola – Blog do Eco Escolas

O link : https://ecoescolas-umrecursoimportante.blogspot.com/

Comments are closed.