Plano de Acolhimento a Alunos Migrantes

  • Version
  • Download 21
  • File Size 291.99 KB
  • Create Date Fevereiro 6, 2023

O Plano de Acolhimento de Alunos Migrantes (PAAM) é um imperativo que resulta da constante e rápida mudança das realidades experienciadas pelo Agrupamento, nomeadamente enquanto instituição procurada por alunos oriundos de outros países, a que não é alheio o referencial da política educativa em Portugal, espelhado em peças legislativas, recomendações e orientações, entre outra documentação relevante, cujo objetivo primordial se prende com o acesso à Educação para todos.

Assim, com base numa visão que se pretende integrada e abrangente, a conceção deste plano parte da vivência, dos constrangimentos e da forma de lhes dar resposta efetiva e eficaz, encetando um percurso tendente à informação e esclarecimento de procedimentos a ter em conta no acolhimento de alunos migrantes.

Pretende-se, nesta conformidade, que este seja um documento orientador do protocolo de atuação de modo a proporcionar aos alunos migrantes que ingressam no Agrupamento no início ou no decurso do ano letivo, seja o Português a sua língua materna ou a não materna, uma integração progressiva e consistente, facilitadora do seu sucesso educativo.

Pretende-se ainda reforçar a interculturalidade através da valorização das culturas dos diferentes países de origem.

Neste sentido, e para a operacionalização do documento que foi apresentado e aprovado em reunião do Conselho Pedagógico em 18 de janeiro de 2023, a Senhora Diretora do AESF nomeou uma equipa que, em colaboração com os intervenientes que se julguem adequados, consoante as particularidades da situação, é responsável pela sua aplicação e monitorização. A Equipa desenvolve o seu trabalho em rede e/ou parcerias na esfera do Conselho Pedagógico.

O PAAM centra-se em três eixos de atuação:

  1. o aluno migrante (sua família/responsável legal)
  2. contexto de acolhimento (escola e turma/grupo)
  3. valorização da interculturalidade

De salientar que este é um documento dinâmico que, em face das experiências, será ajustado e melhorado.